A história do Algarve é uma das suas riquezas. Os primeiros vestígios arqueológicos achados indicam que esta região já estava habitada desde os períodos Paleolítico e Neolítico. Ainda nos Anos antes de Cristo nota-se facilmente a presença dos Celtas e Fenícios através de heranças comerciais. Tal qual como dos Cartagineses, que fundaram Portus Hanibalis, hoje conhecida como Portimão.
Romanos e Visigodos também deixaram suas marcas na região – que podem ser notadas em Faro e Vilamoura – até a invasão dos Árabes.
A ocupação árabe nas terras algarvias durou mais de 500 anos, por conta disto, esta região reflete tanto do povo muçulmano em sua cultura, arquitetura e até mesmo nos nomes das povoações, são muitas cidades começadas por “Al”. Só no século XVII o Algarve é conquistado por Portugal.
O reflexo da mistura de civilizações que povoaram essa região é encontrada por todo Algarve. Confira a nossa seleção com 5 locais históricos que você deve conhecer!
1. Cidade Velha Faro
A parte mais antiga de Faro respira história e nesse cantinho especial de Portugal é possível observar influências dos povos que um dia estiveram ali.
As muralhas da cidade, construídas pelos Romanos no século IX e anos mais tarde remodeladas pelos Mouros, são uma viagem no tempo através dos desenhos posicionados em seus muitos portais.
Já a Catedral da Sé e o Arco da Vila refletem em sua arquitectura a influência europeia advinda dos portugueses e são um dos monumentos mais importantes da região, refletindo características góticas, renascentistas e barrocas.
Um Walk Tour privado ou um passeio de Tuk Tuk são formas de se aprofundar na memória de Faro.
2. Castelo de Silves
Um dos castelos mais bonitos do país existe há mais de 1000 anos em Silves e, apesar de ter sido construído pelos romanos, é um exemplar da arquitectura militar Árabe que foi responsável pela sua fortificação.
Os inúmeros sismos já sofridos comprovam apenas que a estructura é tão firme que ainda resiste.
Este monumento nacional foi palco de muitas batalhas até 1242, quando a Ordem de Santiago conquistou de uma vez por todas Silves, entretanto apenas anos mais tarde, sobre o reinado de D. Afonso III, voltou a pertencer a coroa Portuguesa.
Uma visita personalizada com guia particular é a melhor forma de conhecer ao máximo o opulento passado do Castelo de Silves.
3. Monumento Megalítico de Alcalar (Portimão)
Para um mergulho na pré história do Algarve, este é o local perfeito. Há 5.000 anos, existiu em Alcalar uma antiga aldeia cuja actividade principal do povo era a agricultura.
Neste local encontram se estructuras Megalíticas que compõe uma necrópole, isto é um conjunto de túmulos em pedra. Estas construções deram base para estudos sobre o modo de vida, actividades e formas de vida que ali um dia existiriam.
Para os apaixonados por história, esta é uma experiência recomendável.
Através dos nossos transfers ainda é possível fazer uma paragem no Museu de Portimão que complementa a exploração dos Monumentos Megalíticos de Alcalar.
4. Núcleo Museológico da Villa Romana de Milreu
Imagina viver uma experiência submersiva em uma villa romana do século I? Parece impossível, mas em Estoi essa é uma realidade. A poucos km de Faro está localizada a Villa Romana de Milreu, que foi ocupada até o século XI.
Tudo indica que os habitantes desta região eram famílias nobres romanas, que podiam usufruir de termas, templo e arte feita em mosaico.
Após o enfraquecimento do império romano, esta zona foi ocupada por diversos povos como os Germânicos, Visigodos, Árabes e por último os cristãos, que aproveitaram muitas das construções para beneficiar a sua causa.
Esta magnifica experiência ainda pode ser estendida com uma visita guiada totalmente personalizada pela bela Estoi.
5. Fortaleza de Sagres
Igualmente conhecido como Forte de Sagres, esta construção do século XV está localizada em um ponto estratégico no que diz respeito aos interesses de defesa marítima.
Entre o mar Mediterrâneo e Atlântico, a Fortaleza de Sagres é uma herança de Portugal, sendo atribuída a sua edificação ao Infante D. Henrique.
Dentro das muralhas do belo Forte, ainda é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a cisterna henriquina, e observar a famosa Rosa dos Ventos desenhada no chão por pedras. A vista também é um atractivo.
Sagres está situada a mais de 100 km do aeroporto de Faro, para uma viagem confortável e segura nada melhor do que nossos transfers.