É um dos piores pesadelos de qualquer viajante: o que acontece se a companhia aérea perder a sua bagagem? O Expresso noticiava, a meio de julho de 2022, que havia mais de 3000 malas perdidas para devolver.
E isto apenas no aeroporto de Lisboa. Esta crise afetou a Europa e alastrou-se a praticamente todo o mundo. No caso de ficar sem a sua bagagem por culpa da companhia aérea, consulte as nossas dicas para saber o que fazer.
Em primeiro lugar, tem a certeza de que perdeu a sua bagagem?
Os viajantes costumam ficar em pânico quando não encontram as suas malas – o que é compreensível! No entanto, a primeira coisa a fazer é verificar junto da companhia aérea se a sua mala não estará apenas retida.
Se a bagagem não aparecer, contacte imediatamente o balcão da companhia aérea, pois é mais provável que esta se responsabilize por uma mala perdida ou danificada se o problema for reportado de imediato.
Tem a documentação certa?
Uma vez no balcão de atendimento, preencha os formulários necessários. Deverá ser-lhe entregue uma cópia do PIR (reclamação feita no aeroporto), o documento oficial utilizado pelas companhias aéreas para que os passageiros possam registar ocorrências relacionadas com a sua bagagem.
Nem sempre é possível obter este formulário, pois as companhias não são legalmente obrigadas a fornecê-lo. Além disso, há situações em que tal não é viável (por exemplo, se o aeroporto não tiver balcões com atendimento presencial para tratar da bagagem perdida), mas tente sempre obter um PIR antes de deixar o aeroporto.
Contactou a companhia aérea por escrito?
Certifique-se de que comunica o extravio de bagagem e envia o PIR no prazo de 7 dias. Tente fornecer uma descrição pormenorizada da(s) mala(s), incluindo o tamanho, cor e quaisquer características distintivas. Nestas situações, ter uma mala cor-de-rosa brilhante com desenhos de flamingos poderá ser muito útil!
Tem fotografias da sua bagagem?
Ter uma fotografia da(s) mala(s) no momento da reclamação é extremamente útil, pois ajudará a companhia aérea a identificá-la(s). Tire também fotografias de qualquer bagagem danificada, se estiver a ponderar pedir indemnização.
Antes de ir de férias, ninguém gosta de pensar que vai ter de lidar com uma situação de bagagem perdida, mas deve habituar-se a tirar uma ou duas fotografias à(s) mala(s) antes de viajar. Também deve acrescentar uma etiqueta com uma morada e contactos.
Guardou os recibos?
Se tiver guardado recibos que comprovem o valor da bagagem e do seu conteúdo, a sua capacidade de organização será recompensada. Caso contrário, poderá ter de apresentar um extrato discriminado do cartão de crédito ou débito, mostrando o valor de cada compra.
Em todo o caso, o reembolso não é feito com base no preço de compra original, mas sim num valor que tem em conta a idade dos objetos no momento do extravio. Se tiver de comprar artigos essenciais para substituir os que se extraviaram durante a sua viagem, guarde também esses recibos. Certifique-se de que apresenta todas as reclamações no prazo de 21 dias após o extravio da bagagem.
Já tem as dicas, só lhe falta o pacote ideal de viagem? Nós ajudamos com ofertas personalizadas! Ligue para mais informações: +351 919 665 293.